A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, anunciou nesta segunda-feira (18) apoio à candidatura do governador interino Soldado Sampaio nas eleições suplementares para o Governo de Roraima.
A manifestação foi feita por meio das redes sociais da ex-prefeita, considerada uma das principais lideranças políticas do estado. No vídeo publicado, Teresa afirmou que a decisão foi tomada pensando na “união” e no futuro de Roraima.
“Política se faz com união. É por Roraima e pelas pessoas que decidi apoiar o governador Sampaio”, declarou.
O apoio reforça o movimento de ampliação da base política do candidato do Republicanos, que já recebeu adesões de partidos como PDT, Podemos e da federação PSDB/Cidadania nos últimos dias.
Nos bastidores, a aproximação entre Teresa Surita e Soldado Sampaio já era tratada como esperada diante das articulações políticas para a eleição extraordinária marcada para 21 de junho. A entrada da ex-prefeita no grupo amplia o peso eleitoral da candidatura, principalmente em Boa Vista, maior colégio eleitoral do estado.
Teresa Surita governou a capital roraimense por quatro mandatos e mantém forte influência política na região. Seu posicionamento passa a ser visto como estratégico dentro da disputa suplementar, que ganhou intensidade após a cassação da chapa eleita ao governo estadual pela Justiça Eleitoral.
Eleição suplementar movimenta cenário político em Roraima
A eleição suplementar foi convocada após decisões do Tribunal Superior Eleitoral relacionadas à cassação da chapa governista anterior. Desde então, partidos aceleraram convenções, alianças e articulações para definir candidaturas e ampliar apoios políticos.
Soldado Sampaio foi oficializado candidato ao governo pelo Republicanos ao lado da deputada estadual Tayla Peres como candidata a vice-governadora.
Com a entrada de Teresa Surita no grupo político, a disputa em Roraima ganha novo peso eleitoral e deve intensificar as movimentações entre lideranças estaduais nas próximas semanas.