A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou nesta terça-feira (2) o projeto de lei que cria oficialmente o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Amazonas. A proposta altera a estrutura organizacional da corporação e eleva a atual Companhia de Operações Especiais (COE) à categoria de batalhão.
A mudança foi encaminhada pelo Governo do Estado por meio de mensagem governamental e tem como objetivo ampliar a capacidade operacional da Polícia Militar em ocorrências de alta complexidade, especialmente no enfrentamento ao crime organizado, gerenciamento de crises e operações especiais em áreas urbanas, fluviais e de selva.
Com a aprovação, o Amazonas passa a adotar uma estrutura semelhante à utilizada por outras polícias militares do país, que contam com batalhões especializados para atuação em missões de alto risco. A expectativa é que a nova configuração fortaleça a integração com forças especiais de outros estados e facilite o acesso a treinamentos e doutrinas operacionais padronizadas nacionalmente.
O novo BOPE contará com equipes voltadas para intervenções táticas, gerenciamento e negociação de crises, além de atiradores de precisão e operadores especializados para situações extremas. O projeto também prevê a ampliação da capacidade administrativa e operacional da unidade.
A proposta teve origem em uma indicação apresentada pelo deputado estadual Comandante Dan (Republicanos), presidente da Comissão de Segurança Pública da Aleam e ex-comandante-geral da Polícia Militar. O parlamentar defendia a transformação da COE em batalhão como forma de fortalecer o enfrentamento às organizações criminosas que atuam na região amazônica.
Criada em 1990, a Companhia de Operações Especiais tornou-se uma das unidades mais especializadas da PMAM, atuando em operações contra o narcotráfico, apreensões de drogas, combate ao crime organizado e missões de alto risco em todo o estado. Nos últimos anos, a unidade participou de algumas das maiores apreensões de entorpecentes da história do Amazonas.
Após a aprovação na Assembleia Legislativa, o projeto segue para sanção do governador Roberto Cidade. Com a publicação da nova lei, a implantação do BOPE ocorrerá de forma gradual dentro da estrutura da Polícia Militar do Amazonas.